domingo, 15 de março de 2009

Ocuparte participa da programação do Ano da França no Brasil!



O movimento OCUPARTE, que ocupa o prédio da antiga Biblioteca Pública de Imperatriz estará participando da programação do Ano da França no Brasil, na cidade de São Luís-MA. O primeiro encontro será com Fhillipe Niorthe do grupo francês collectif 12, que vem atuando também com ocupações em espaços abandonados na França. A proposta do collectif, segundo Marília Laroche, organizadora do evento, é ocupar e transformar espaços abandonados com atividades artísticas.
Os artistas do Ocuparte pretendem, nesta conexão Brasil X França, trocar experiências e aprender com o grupo de artistas franceses pluridisciplinários (dança, teatro, circo, audiovisual e artes plásticas) que têm o projeto comum de desenvolver um lugar de “fabricação” onde o público interage e participa do processo criativo. Na ocasião, o Collectif 12 ministrará oficinas, ações e debates em conjunto com artistas locais.
A participação do movimento, neste primeiro momento está marcada para o dia 23 de março e será com uma exposição fotográfica, textos e depoimentos de alguns integrantes do movimento em Imperatriz. Em outubro virá a segunda rodada, e desta vez, com a exibição de um documentário que vem sendo produzido desde a ocupação, em maio de 2008, pelo produtor cultural, e integrante do movimento, Alexandre Almeida.
Até lá o movimento pretende continuar com as atividades artísticas e educativas no espaço, ainda no primeiro semestre terá início um cursinho preparatório para vestibular, o mesmo contará com professores renomados e voluntários, solidários aos inúmeros estudantes que precisam de reforço para competir no processo seletivo de ingresso a um curso superior. No momento a estrutura vem sendo preparada com doações da comunidade, das escolas e dos comerciantes da cidade, esta ação vem sendo coordenada pelo professor Rodrigo Patoroco e pelos artistas ocupantes Leonardo, Patrick Torres e Cleiton.
A permanência dos artistas está sendo negociada com a atual administração e logo terá um desfecho, no qual a cidade mais uma vez beneficiada. A longa espera, a falta de energia elétrica e água no espaço não desarticulou o movimento, que continua planejando ações com responsabilidade e protegendo o espaço público abandonado por quase seis anos, e agora protegido por lei, conquista do movimento, que presenteia a cidade com o 1º PREDIO TOMBADO!

http://www.collectif12.org/ – site em francês
www.delirioplaneta.blogspot.com/ - Blog de Marília Laroche

Nenhum comentário: