domingo, 18 de maio de 2008

Transformamos medo em curiosidade.
Merda em fábrica de sonhos.
Desesperança em passos de dança.
...

Se são essas algumas funções da arte, se é que a arte tem função, temos cumprido com estas e outras.

Ao ocuparmos a sede da antiga BILIOTECA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ, mudamos a condição de abandono imposta há mais de 5 anos ao espaço, que até o dia 10 de maio era depósito de fezes, representando medo à comunidade escolar, principalmente das escolas Dorgival Pinheiro de Sousa, Graça Aranha e Tocantins, aos pedestres que por ali transitavam e à vizinhança.

De cara nova, paredes coloridas, movimentação diária, espaço de idéias e fruição, agora é um espaço "disputado" para ensaios, reuniões, exposições e apresentações artísticas de grupos de bairros diversos.

Na semana de 10 a 17 de maio passaram por lá violeiros repentitas, aula de história da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), curso de formação para artesãs, roda de poesia, voz e violão, ensaio de bumba-meu-boi e centenas de alunos e alunas que antes não passavam nem calçada.

Cursos de teatro, teoria musical,escultura em argila, trança e dança afro são alguns dos cursos com inscrições abertas no espaço. Abertas também vagas para a esperança!

E seguimos sonhando e até trocamos sonhos, por outro sonho... um verso não declamado, uma canção abortada, um passo de dança truncado, um aboio engolido, um desenho escondido, um filme não exibido, um livro não publicado...

Nenhum comentário: